Peça do Trimestre
A “Peça do Trimestre” é uma iniciativa da Associação Nacional de História de Enfermagem que tem como finalidade divulgar objetos da prática clínica e do ensino de enfermagem.
Como em todas as actividades humanas, também a prática clínica e o ensino de enfermagem produziram e utilizaram os mais diversos artefactos, gestos, contextos concretos e simbólicos, encontrando-se resguardados na memória de cada época e de cada actor. Conhecer, preservar, julgar e comunicar este espólio, hoje, indispensável à profissão e à comunidade académica, exigindo investigação histórica e tratamento apropriado.
Abril-Junho
Modelo Anatómico
Modelo anatómico feminino “Dorso”, em tamanho natural, focado nos órgãos internos extraíveis e de fácil remoção. Construído em papel maché. [Propriedade: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa]
Utilizado como material de apoio didáctico nas aulas de anatomia e fisiologia. Trata-se de um modelo com parede torácico-abdominal amovível, e o seu interior é constituído por várias peças, cada uma respeitante a um dos órgãos internos (pulmões, coração, estômago, fígado, rins e intestinos). Retiradas as peças amovíveis, pode observar-se no interior os arcos costais posteriores e os músculos da bacia.
Através do corte axial da calote craniana torna-se possível extrair e visualizar os hemisférios cranianos.
O corte sagital esquerdo do modelo apresenta características semelhantes ao corpo humano, enquanto o direito mostra os músculos e parte da circulação mais externa.
Viriato Moreira
Vice-Presidente da ANHE

