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1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE)

Divulgamos o evento que se vai realizar em novembro de 2019, em Ribeirão Preto-SP, Brasil: 1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE).

Call for papers até 31/08/2019

Partilhamos apresentação divulgada no site do evento:

«O 1st International Congress on the History of Nursing Education (ICoHNE), 5th Colloquium of the Brazilian Academy of Nursing History (ABRADHENF) and 2nd Symposium of the Laboratory for Nursing History Studies (LAESHE) é resultado de parceria de longa data entre a Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF) e o Laboratório de Estudos em História da Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (LAESHE).
No ano de 2019, o ensino de História da Enfermagem nas Américas completa 102 anos. Pode-se dizer que o ensino de História da Enfermagem tem como marco temporal inicial, o estabelecimento do Standard Curriculum for Schools of Nursing (SCSN), nos EUA, em 1917, denominado Bases Históricas, Éticas e Sociais da Enfermagem e tinha como objetivo despertar o entusiasmo e interesse na profissão dos alunos ingressantes.
O SCSN teve grande influência nos currículos de Enfermagem no Brasil, através da primeira aparição do ensino de História da Enfermagem, com o mesmo título, no currículo da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública (programa oficial – Atual Escola de Enfermagem Anna Nery), de 1923 mudando o título para História da Enfermagem, em 1926.
O ensino de História da Enfermagem sobreviveu a maioria das diversas reformas curriculares.
Com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, em 2001, o ensino de História da Enfermagem não é mencionado no corpo do documento, fato que possibilitaria sua remoção dos cursos de graduação, assim como já acontece em outros países. Dentro da filosofia atual curricular de formação de profissionais críticos, em relação à sua profissão e papel social, parece impossível realizar esta tarefa sem a discussão da História da Enfermagem, de seu legado para os dias atuais e conscientização da responsabilidade dos enfermeiros no futuro da Enfermagem.

Diante do exposto o presente evento possui os seguintes OBJETIVOS:
– Congregar estudantes e pesquisadores do campo da História da Enfermagem e áreas afins, de diferentes países, para o fortalecimento do ensino da História da Enfermagem presencial;
– Discutir o ensino da História da Enfermagem, por meio de metodologias ativas, direcionado a produção do conhecimento em Enfermagem e;
– Divulgar e difundir a produção do conhecimento, por meio do campo da história da Enfermagem, no sentido de valorização deste profissional.

Consideramos que o presente evento trará importantes discussões para o Ensino de História da Enfermagem e possibilitará a construção de uma rede de trabalho internacional para anos futuros e o fortalecimento da construção do conhecimento em História da Enfermagem e seu uso no ensino.»